Brinquedoteca
A brinquedoteca é uma normativa que compõe um dos requisitos de avaliação do curso de pedagogia das universidades. É um laboratório de práticas pedagógicas que faz a interlocução entre teoria e prática, pensando no brincar como um elemento primordial para o desenvolvimento da criança na infância. A proposta foi desenvolvida pela coordenadora do Grupo de Pesquisa e formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi), professora Francine de Paulo Martins Lima. Segundo a pesquisadora, a proposta é ter um espaço que atenda aos requisitos legais para o funcionamento do curso de Pedagogia, além de desenvolver um processo formativo que tenha o brincar como um compromisso da formação docente. “Entendemos que o brincar é a atividade principal da criança, pautado em referenciais teóricos específicos. E sendo o brincar tão fundamental, precisamos, enquanto professores, nos apropriar desse conhecimento e dessas informações para que possamos olhar para a criança com uma perspectiva de desenvolvimento infantil. Onde há mediação do adulto que provoca relações de ensino/aprendizagem e não um processo coercitivo do aprender, respeitando as características e especificidades da criança”, afirma a professora. Além da professora, a Brinquedoteca também conta com a coordenação de professores ligados às disciplinas da educação da infância, do curso de Pedagogia. Vinculado ao projeto Oficina do Brincar, o espaço conta com uma equipe de 4 bolsistas e 2 alunas de iniciação científica, do Forpedi, que é responsável pela manutenção da brinquedoteca. “Está sendo uma oportunidade de vivenciarmos na prática um pouco do que estudamos em sala de aula. O Forpedi faz parte do meu projeto de extensão, vinculado ao meu TCC, que vai estar relacionado a todo esse processo de construção da brinquedoteca”, diz Isabel Dornelas, integrante do grupo e estudante de Pedagogia. Saiba mais sobre a Brinquedoteca